Uol

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SHOW IMPERDÍVEL HOJE!

Green Day volta ao Brasil após 12 anos

O grupo californiano Green Day cresceu bastante desde sua primeira e última passagem pelo Brasil, em novembro 1998. Com status de megabanda, o trio iniciou na quarta-feira da semana passada uma pequena turnê por quatro capitais brasileiras que desemboca hoje em São Paulo, na Arena Anhembi (zona norte), a partir das 22h. Até a conclusão desta edição, ainda havia ingressos para a pista simples.

“É o fim de nossa turnê. Não viemos aqui para fazer festa. Será uma celebração. Me sinto muito jovem e vamos quebrar tudo’’, adiantou, batendo na mesa, o guitarrista e vocalista Billie Joel, durante uma entrevista coletiva realizada na semana passada, antes de a banda se apresentar em Porto Alegre (RS).

Como foi prometido na ocasião, os shows do Green Day em terras brasileiras têm durado em torno de três horas. O trio californiano revisita o repertório do início da carreira -do disco “Kerplunk’’ (1992), anterior ao sucesso-, seus principais hits (“Hitching a Ride’’, “Basket Case’’, “She’’, “American Idiot’’ e “Wake Me Up When September Ends’’, entre muitos outros), além de um “pot-pourri” de clássicos do rock que passa por Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC e Guns N’Roses.

Se as apresentações do início da carreira eram marcadas pelo caos (era comum o líder Billie Joel se apresentar pelado ou o baterista Tré Cool destruir seu instrumento), o grupo agora abraça o profissionalismo. Não à toa, a turnê atual tem recebido críticas por ser muito dirigida e pouco espontânea.

Ao contrário de outras bandas da terceira geração do punk rock, que despontaram em meados dos anos 90 -como o Offspring, por exemplo-, o Green Day é a única que conseguiu se manter no topo por todo esse tempo.

Todos os seus discos alimentam uma incessante onda de sucesso (leia mais ao lado) e o trio já contabiliza 23 anos com a mesma formação, o que chega a ser irônico, já que bandas punk não tendem a durar muito, como o clássico exemplo do Sex Pistols, grupo inglês que implodiu após três anos de atividade. “O segredo é manter as brigas limpas e o sexo sujo’’, brinca Billie Joel. (Folhapress)



Nenhum comentário:

Postar um comentário